Objetivo

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

...Tanto Tempo...

Tanto tempo já se passou, mas seu sorriso permanece gravado na minha memória. Eu esqueci muitas coisas na minha vida, minha alegria doce e frágil de menina, as mil poesias que escrevi em louvor a você, os amigos dos quais me afastei quando a tristeza e o vazio se instalaram no meu coração... mas o seu sorriso, este não! Suave e enigmático, ainda permanece na minha memória. Um sorriso fácil, que já foi dado a muitas pessoas, mas não é um sorriso comum. Ainda me lembro dele nitidamente, como se todas as manhãs quando acordo você me desse um de presente, para que todo o meu dia fosse maravilhoso e eu nem me importasse com a chuva lá fora ou com os intermináveis problemas do escritório.
Eu soube por uma amiga que você se casou na semana passada e a dor invadiu meu coração da mesma maneira intensa do passado, quando você me abandonou. Ela me contou, inclusive, que sua esposa está grávida de três meses, e que a felicidade tem sido sua companheira constante. Desde o dia em que soube disso, não consegui pensar em mais nada. Os papéis na minha mesa se acumulam dia após dia, e eu não tenho coragem sequer de colocá-los na gaveta. Meu chefe já me chamou em sua sala duas vezes esta semana e disse que se as coisas continuarem assim, infelizmente não será possível manter-me empregada, e insiste em saber onde está aquela mulher ativa e divertida que ele conheceu ao contratar-me. Nem eu sei onde ela está. Para falar a verdade, eu nem sei se ela realmente existiu ou se foi uma personagem que criei para fugir do sorriso amargo e do olhar vazio que vinha ostentando por todos esses anos, disfarçados pelo meu humor sarcástico e por essa minha maneira única e divertida de encarar o mundo. As pessoas riem quando digo na roda de amigos, no barzinho de sempre, tomando uma boa cerveja, que o mundo está perdido, que a inteligência e a TV alienaram as pessoas e que as mulheres mais valorizadas, hoje em dia, são as que vestem manequim 36 e se comportam como bonecas. Eles sempre dizem que tenho um humor impagável e nem sequer refletem sobre minhas palavras enquanto tiram seus copos da mesa e os levam à boca. Eu não estou brincando quando digo isso, nem sendo piadista. A verdade é que o sentimento está fora de moda, as pessoas não sabem mais amar! O mundo tem confundido amor com uma boa noite de sexo, e tem ensinado isso a seus filhos. Estamos criando futuros adultos que acreditam que todo o valor e sentimento de uma pessoa estão nos traços bem feitos de seu rosto e nas curvas do seu corpo, não importando o que traz na mente ou no coração.
No último ano, tive três namorados. Todos eles riram da minha teoria, disseram que não conseguem imaginar o quanto a vida me machucou para que eu me tornasse tão cética com relação às pessoas e aos sentimentos, querem que eu conte meu passado, mas o assunto morre por aí. Aprendi com o tempo que o passado deve ficar trancado em um baú, pois qualquer informação sobre ele pode ser usada contra você no futuro. Na primeira briga, alguém, com certeza, esfregará em seu rosto algum erro cometido há tanto tempo, mas que nunca deixará de te assombrar. Nossos grandes feitos são sempre esquecidos rapidamente, mas nossas falhas, não. Estas te perseguem por toda a vida, te causam pesadelos e te machucam a alma de maneira irreversível.
Com o tempo aprendi também que de nada adianta tirarmos algo de nossa vida e não tirarmos do nosso pensamento. Tantos homens já passaram por minha vida depois de você. Com alguns deles troquei olhares e sorrisos, com outros dividi algumas semanas de alegria, e com aqueles que começaram a deitar em minha cama nos finais de semana, cozinhar para mim e falar de casamento e de filhos, logo desencantei e criei uma forma de eles se afastarem lentamente de mim. Todas essas histórias que vivi foram maravilhosas, tanto que não sei explicar exatamente porque ajo dessa maneira, já que se casar sempre foi para mim mais que um sonho, era um objetivo a ser alcançado na minha vida, e que vinha até antes de concluir os estudos ou comprar meu próprio carro.
A verdade é que agora tudo isso passou. Cada pessoa que cruza seu olhar com o meu não consegue me convencer de que teremos um futuro juntos, me faz pensar simplesmente que amanhã aquele olhar já não será mais para mim, já não estará mais comigo, então decido que a história tem que acabar enquanto ainda é bela, para que não haja tempo de se criar esperanças e sonhos, de escolher nomes de filhos e de se encantar com crianças brincando no parque, pensando quando serão as nossas correndo por ali, conforme aconteceu conosco. Tantos planos, tantos sonhos, tantos projetos... para nada. Para que a tempestade da dor viesse devastar a minha vida exatamente no momento em que eu acreditava que tinha encontrado um príncipe, como nos contos de fada. Tudo bem que meu príncipe não falava muito de amor, nem me mandava flores, mas me sorria de uma maneira única e me esquentava com seu corpo nos invernos da vida, enxugava minhas lágrimas e me fazia crer em um amanhã feliz; isso para mim já era o bastante.
Mas as estradas da vida nos levam a lugares desconhecidos, e enquanto eu acreditava que estava entregando todo o amor que uma pessoa pode sentir nessa vida, este amor não era o suficiente para acolher seu coração. E então, sem maiores explicações, você partiu da minha vida, e, embora prometendo voltar, aquele seu olhar vazio não me enganou em nenhum momento: era o fim. Para você, talvez o fim de um relacionamento, como ocorre todos os dias com milhares de pessoas no mundo. Mas para mim, não. Era o fim do maior amor que já tive, fim dos meus sonhos, fim de um coração que apostou tudo em um sentimento que para você nada significou. Sem palavras, sem explicações, sem pedidos de desculpas...você se foi.
Talvez seja por isso que eu esteja perdendo tanto tempo na minha vida. Enquanto as pessoas constroem suas casas e sonham com o futuro, eu construo muros cada vez mais altos ao meu redor. Na minha casa, moram apenas eu e minhas doces lembranças de um passado lindo e colorido, que não tem a mínima possibilidade de se transformar em presente novamente ou em futuro.
E enquanto você verá seus filhos crescerem, eu continuarei sentada no mesmo banco, da mesma praça onde nos encontramos pela primeira vez, esperando você aparecer...

0 comentários: