Objetivo

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Confissões de Fim de Ano


Sim, este foi um ano muito difícil para mim. Uma pessoa que eu amava muito e era muito especial na minha vida simplesmente partiu sem maiores explicações, deixando em meu coração uma ferida imensa e uma saudade que não pode ser descrita em palavras.
Confesso que sofri muito, minha vida perdeu o sentido, eu me entreguei completamente à tristeza, passei por maus momentos de depressão, desejei minha própria morte para encerrar a dor que sentia no peito, enfim... nenhuma palavra que eu possa escrever aqui é capaz de dar a idéia do que senti nestes meses que se passaram. Só quem vive essa situação é que consegue compreender o que estou dizendo. E, infelizmente, eu sei que, neste exato momento, muitos corações estão tão machucados quanto o meu. Eu simplesmente não desejo essa dor para ninguém, mas Deus é tão perfeito que até as dores nos ensinam grandiosas lições e nos fazem crescer.
Foi muito difícil também descobrir a verdade escondida por trás do silêncio da pessoa que eu amava quando ela partiu: uma terceira pessoa surgiu em nosso relacionamento, e despertou uma paixão avassaladora, tão avassaladora que conseguiu destruir um ano e dez meses de alegria, sorrisos, cumplicidade, sonhos, planos, amor e entrega. Esta história teve muitos capítulos na minha vida, capítulos que não cabem ser escritos aqui, uma porque o momento não pede, e outra, porque são coisas que eu prefiro manter na discrição que a situação pede, mas, em resumo, entre lágrimas, mentiras e omissões, eu, finalmente, fui capaz de enxergar a realidade que estava diante de meus olhos há um bom tempo, mas que eu me recusava a acreditar.
Mas eu não estou aqui para julgar a atitude de ninguém, principalmente porque eu também sou imperfeita, também cometo falhas, e não estou dentro do coração de ninguém para saber o que o levou a tomar tal decisão. Além disso, jamais falarei mal de uma pessoa que amo e que será sempre especial na minha vida, pois me deu também os maiores momentos de felicidade que vivi até hoje, uma pessoa que estará para sempre na minha memória e no meu coração. Para sempre. Porque a lembrança é uma coisa espetacular. Podem tirar tudo de você, a sua alegria, a sua vontade de viver, a sua motivação, os seus sonhos, o seu amor, mas as lembranças não. Elas pertencem a nós e, se assim desejarmos, morrem conosco.
Aprendi diversas coisas neste caminho escuro e cheio de espinhos que trilhei. Aprendi que a nossa fé em Deus deve ser sempre trabalhada e inabalável, pois nos momentos mais difíceis de nossas vidas Ele nos carrega no colo. Aprendi que tenho na minha família o maior porto do mundo, que todos podem me abandonar e me condenar, mas eles vão estar sempre esperando por mim, de braços abertos. Aprendi o valor do perdão, tanto perdoar a quem nos ofende, quanto a ser perdoado por quem nos ofendemos. Aprendi, ainda, um perdão maior, que muitas vezes não somos capazes de dar: a nós mesmos. Aprendi a não ficar me remoendo por erros cometidos, aprendi a me perdoar para seguir meu caminho sem mágoas, agonia e angústia. Compreendi a valiosa força da empatia, e tenho certeza de que, de hoje em diante, magoarei muito menos pessoas, pois antes de tomar qualquer atitude, pensarei se gostaria que fizessem o mesmo comigo. Aprendi o valor dos amigos, e o quanto eles podem nos ajudar a reconstruir corações partidos. Compreendi que a única pessoa que me acompanhará por toda a vida sou eu mesma, por isso preciso encontrar a felicidade dentro de mim, e não exigir e esperar que alguém a traga para mim. Aprendi o quanto a arrogância é destrutiva, e o quanto a nobreza de espírito faz bem à vida e ao coração de quem a tem. Compreendi o valor de um sorriso, e a importância de agradecer todos os dias pelas coisas boas que temos em nossa vida. Aprendi a importância da motivação, de acordar e deitar com um objetivo em mente, e acreditar sinceramente que aquilo acontecerá. Conheci e compreendi a força do pensamento positivo. Aprendi que o silêncio às vezes é a melhor arma e a melhor defesa. E, aprendi, principalmente que dar a outra face quando alguém nos bater no rosto, é pagar o mal com o bem, e não ser covarde. Sofri, sim, mas fiz da minha dor um caminho para o aprendizado, jamais um campo de lamentações.
Foi um ano muito difícil, sim. Mas também foi um ano espetacular, pois iniciei minha graduação em Administração, que era um sonho que eu trazia desde que terminei o Ensino Médio, mas que, infelizmente, a falta de dinheiro o adiou por três anos. Além disso, aproximei-me mais dos meus pais, que são a minha maior paixão. Vi a minha irmã realizar o grande sonho do matrimônio, depois de ter sofrido tanto com o amor. Conheci uma pessoa muito especial e, embora tenhamos ficado juntos por apenas dois meses e meio, foi alguém que me fez rir muito e alegrou os dias em que estivemos juntos. E, principalmente, conheci pessoas maravilhosas, que me ajudaram muito no momento mais difícil da minha vida, e que hoje eu posso, com toda a certeza, chamar de amigos. Eles dividem comigo os sorrisos e as lágrimas, as alegrias e as tristezas, os fracassos e as vitórias, enfim, são pessoas que estão sempre dispostas a estar ao meu lado, em qualquer situação. A citação de nomes não se faz necessária, porque cada um deles sabe que faz parte deste texto e que tem uma importância única na minha vida. No que depender de mim, amizade para toda uma vida! Saúde, alimento e conforto não faltaram no meu lar. E Deus estava lá ao meu lado, o tempo todo, mesmo quando eu acreditei que Ele havia me abandonado... todo mal traz um bem, mesmo que a gente demore para descobrir que bem é este.
Ao meu amor, agradeço por todos os momentos de felicidade, perdôo todas as vezes em que você errou comigo, peço perdão por todas as vezes que errei com você e te desejo, de toda minha alma e coração, que você seja muito feliz com o caminho que escolheu, que Deus acompanhe seus passos e guie seus atos. Ainda te amo, sim, não vou negar, mas eu quero que você seja feliz, mesmo que não seja comigo. A sua felicidade já me basta, já ma fará feliz também. E eu ofereço à vida o meu mais sincero sorriso, e entrego meu sentimento nas mãos de Deus, pois só Ele e o tempo curarão essa ferida ainda aberta no meu coração...
Sei que 2008 será muito melhor, não porque é o meu ano de sorte, mas porque eu estou me tornando uma pessoa melhor. E a nossa vida é simplesmente reflexo do que nós somos. Estou corrigindo meus erros, superando os obstáculos e olhando sempre para frente, na direção do horizonte. As dores existem, sim, e são inevitáveis. Mas o sofrimento... este é opcional. E eu estou optando por bani-lo da minha vida. Meu sonho maior está prestes a se concretizar, eu creio. E aquele que crê, tudo pode.


***Com lágrimas nos olhos, mas com o coração em paz***

0 comentários: