Objetivo

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

...Viver e deixar viver...

Antes de iniciar este texto, atenção especial à foto... este é um amigo muito querido, que eu amo muito, o Diego, mas que eu gosto de chamar de Di! Uma pessoa espetacular, muito especial, que eu sei que entende um pouco da minha alma... Amo de paixão!

Muitas vezes dizemos que a vida é muito difícil, mas, na vardade, não é a vida que é complicada, e sim nós, seres humanos.
Estou passando por um momento muito difícil da minha vida, que já dura quase oito meses, e são nos momentos de dificuldade que paramos para refletir sobre tudo. Já notou que quando estamos felizes jamais analisamos a nossa vida? Quando estamos felizes não queremos saber de nada, não nos importamos com nossas atitudes, e nem analisamos a maneira como nos sentimos. Apenas sabemos que estamos felizes, e isso basta. Mas quando estamos sofrendo, não. Paramos e analisamos tudo: o que nos levou a sofrer, quais comportamentos nos fazem mal, o que podemos fazer para nos tornarmos pessoas melhores, enfim... fazemos um balanço de tudo o que vivemos, as experiências boas e más, encontramos nossas falhas e tentamos corrigi-las, detectamos nossas qualidades e buscamos aprimorá-las, sempre na busca da tal da felicidade.
Confesso que não gostaria de ter passado por tudo o que passei, e essas situações me perturbam até hoje, embora já tenham ocorrido há um certo tempo, mas admito que, no sentido de crescimento pessoal, tudo isso contribuiu muito comigo, pois estou aprendendo muito nesta longa caminhada, estou trilhando caminhos difíceis, tenho pisado em espinhos, mas sempre em busca da direção do sol.
Não é fácil passar por uma decepção amorosa. A dor de romper um relacionamento quando amamos a pessoa que está partindo, porque ela escolheu assim, pode perfeitamente ser comparada à dor da morte de um ente querido. É uma tristeza sem fim, uma sensação de vazio, como se o mundo, de repente, tivesse ficado grande demais para a nossa presença, uma dor que atravessa o peito e ali se instala, torna-se praticamente uma dor física, ela é tão intensa que podemos senti-la no corpo. E o desânimo? E a vontade de se deixar ficar ali, inerte, até que a morte venha e faça o seu papel, afinal, não vemos mais sentido na vida, de repente tudo se perde, tudo fica estranho, paira um silêncio triste e melancólico. Daí vem a saudade... lembrança por lembrança, detalhada, vem à mente, passam como um filme da nossa vida... saudade da presença, do cheiro, do sorriso, do abraço, do beijo, da cara de bravo, até das manias que antes odiávamos! Saudade da companhia, das palavras, até mesmo do silêncio que às vezes se instalava, da cumplicidade, dos planos, dos sonhos, até mesmo das brigas, que sempre terminavam em um pedido de desculpas apaixonado e um longo beijo... enfim... saudade de tudo, e a dor de saber que aquele tudo nunca mais será seu...
Depois vem aquela vontade louca de procurar a pessoa, de tentar mostrar para ela tudo o que está deixando para trás, de tentar recontar a história para, quem sabe, tocar o coração dela assim como toca o nosso... enfim, pedir pra ela voltar, dizer que sem ela nada faz sentido, chorar, implorar, ajoelhar, fazer tudo o que for possível... sim, a vontade é essa. Mas, quando o coração se acalma e sai desse desvario, dando lugar à razão, percebemos que um dos segredos da vida é o "viver e deixar viver". Todas as pessoas têm livre arbítrio, podem escolher fazer o que quiserem de suas próprias vidas, mesmo que suas decisões machuquem pessoas ao redor. E quando a decisão de outrem nos contraria, simplesmente nada podemos fazer senão aceitar. Sofrer em silêncio, se remoer, mas aceitar. Vivemos nossa vida como queremos e permitimos que os outros vivam a sua, da maneira como decidirem. Esta é uma das muitas coisas que aprendi com o sofrimento que me acometeu.
Por mais que eu queira, que deseje de todo o meu coração uma pessoa, não posso obrigá-la a ficar a meu lado. Quem decidirá isso é ela, e eu terei que aceitar, permitir e seguir o meu caminho, de preferência sem lágrimas.
Não posso escrever sentimentos no coração de ninguém, mas posso apagar sentimentos do meu... simplesmente, viver e deixar viver!

***Que o tempo te mostre a verdade e a redenção***

0 comentários: