Objetivo

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Diferencial

Algumas pessoas acham que ser bonito é um diferencial, mas eu devo discordar plenamente desta afirmação.
Na era das marias-amélias eu até poderia concordar com isso, já que elas se casavam muito cedo e passavam o dia inteiro cuidando da casa, do marido e dos filhos, o que significa que não tinham tempo para ir ao shopping, para se maquiar, para passar horas e horas na academia e nem eram escravas das cirurgias plásticas, das lipoaspirações, do botox e nem de qualquer outra técnica para melhorar a aparência.
Estas mulheres, quando bonitas, eram bonitas naturalmente, e chamavam muito a atenção por isso. Ser bonita mesmo com toda a carga de trabalho que tinham, com o mínimo tempo para cuidar de si e sem a ajuda de nenhuma técnica, isso sim era diferencial!
Hoje, porém, esse quadro mudou. As mulheres deixaram de se dedicar inteiramente à casa, ao marido e aos filhos e agora são independentes, empreendedoras, trabalham fora e são muito vaidosas. As academias são como padarias: em cada esquina tem uma. Se o cabelo é crespo, a chapinha ou a escova definitiva alisam. Se ele é liso demais, o babyliss enrola. Se o rosto é marcado por espinhas, a maquiagem e os tratamentos de pele disfarçam. Vemos mulheres de 60 anos com rosto de 30. Se a academia não resolve o problema das gordurinhas localizadas, a lipoaspiração cuida de tudo. A cirurgia plástica, hoje, é acessível a todos, parcelada em até 24 vezes, como um carro! Hoje em dia existe até aparelhos de exercício físico portáteis, tudo para que nunca se descuide da aparência.
Hoje em dia não é difícil ser bonita, pois o que a natureza não deu, o bisturi conserta. Basta ter uma grana disponível, muita paciência para ficar horas e horas num salão de beleza ou numa mesa de cirurgia e ter a cabeça vazia o suficiente para achar que ser belo é tudo e vai resolver todos os seus problemas.
É muito fácil ficar bonito, a beleza hoje é comprada em revistas, em shoppings, em cirurgiões plásticos e está acessível a todos que a queiram e paguem o preço dela, e tudo o que está ao alcance de todos deixa de ser diferencial.
Diferencial para mim é ser inteligente, é estudar, é saber falar sobre todo e qualquer assunto, é estar antenado com o mundo, é ter bom relacionamento interpessoal, é saber valorizar as pessoas muito além daquilo que se vê, pois estas coisas, sim, são muito raras no mundo superficial de hoje, onde as pessoas estabelecem relações frias, onde o msn substituiu a maioria das conversas cara-cara com as pessoas, onde ganhar dinheiro e ter um corpo perfeito passaram a ser os objetivos principais de grande parte da população, onde o egoísmo se instalou e disseminou todo o seu veneno, onde as pessoas só são capazes de olhar para o seu próprio jardim e até mesmo de destruir o jardim dos outros para que o seu cresça ainda mais.
Diferencial é ser bom em um mundo onde quase todos são maus; é ser você mesmo quando todas as pessoas exigem que você seja um modelo criado pela mídia e pela sociedade; diferencial é sentir-se bem consigo mesmo em um mundo onde muitos cultuam a beleza e são pessoas moldadas pela plástica e pela academia; diferencial é saber que as pessoas são muito mais do que “a gordinha”, “o narigudo”, “a feinha”, elas têm sentimentos, elas têm qualidades muito mais importantes e relevantes do que a sua aparência. Diferencial é ter consciência do seu papel no mundo, é não passar em branco, é não ser só mais um, igual a todos os outros, é dar a sua contribuição, é ser você, é não se importar com a opinião de quem não te conhece; diferencial é amar as pessoas como elas são, não esperar que todos ajam, pensem, sejam e se comportem da mesma maneira; diferencial é enxergar além daquilo que os olhos podem ver, é valorizar as pessoas pelo que elas são, não pelo que elas têm ou aparentam; diferencial é parar de exercitar um pouco a bunda e exercitar o cérebro, afinal, o que será do futuro do país se todos tiverem um corpo sarado e perfeito, mas um cérebro atrofiado? Haja espaço para tanto músculo!
Não estou dizendo que as pessoas não devam ser vaidosas, muito pelo contrário, cuidar-se faz bem para a auto-estima. Apenas estou dizendo que as pessoas não podem tornar-se reféns da beleza e nem enxergar mais nada nelas e nos outros que não seja sua forma física.
A celulite tem solução. A gordura localizada tem solução. O nariz torto tem solução. E a futilidade? E a burrice? E a falta de percepção, de caráter, de noção? Ainda não conheci nenhuma loja que venda massa encefálica, que venda caráter e muito menos dignidade. Alguns atributos se conquistam. Outros, simplesmente se têm ou não têm.

0 comentários: