Objetivo

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Fórmula Mágica

Quem nunca sofreu na vida? Quem nunca olhou para a vida de alguém e sentiu inveja de tanta felicidade, se perguntando por que a sua vida também não é feliz? O que nunca paramos para pensar é que, nem todas as pessoas que estão sempre sorrindo são realmente felizes. E mais: algumas pessoas criam um mundo de fantasia e mostram aquele mundo a todas as pessoas para fugir do mundo frio e sombrio que é a sua realidade.
O fato é que todas as pessoas têm problemas, a única coisa que muda é a maneira de cada um lidar com os seus. Enquanto alguns fazem de sua vida um verdadeiro drama, e não porque querem fazer, mas porque é assim que encaram a situação, outros sofrem em silêncio e mostram para o mundo um sorriso falso e vazio.
Sofrer todo mundo sofre, ou já sofreu em algum momento de sua vida. Por mais que negue, não existe pessoa no mundo que nunca tenha chorado por um amor, que nunca tenha ouvido um não quando queria ouvir um sim, que não tenha perdido todos os seus sonhos de amor porque o outro simplesmente desistiu, que não tenha sentido vazio em uma manhã de segunda-feira, que não tenha desejado não existir por, pelo menos, um segundo. Às vezes olhamos para as outras pessoas e nos sentimos anormais, pois as vemos sorrindo enquanto estamos morrendo por dentro e pensamos que aquelas coisas só acontecem com a gente. Mas quando conhecemos as pessoas mais de perto, vemos que os seres humanos, em geral, são todos iguais, têm manias e sentimentos parecidos, acordam de mau humor em alguns dias, têm problemas, sentem solidão etc, etc, e etc.
Mas o que mais nos incomoda é ver como algumas pessoas lidam tão bem com o sofrimento, enquanto nós estamos lá morrendo por causa do nosso. Quantas e quantas vezes não desejamos saber encarar os problemas de frente, com fé e força, e nunca conseguimos? Quantas vezes invejamos as pessoas que sabem dar a volta por cima e até as criticamos por não terem sofrido tanto assim, tanto quanto a situação pedia? Aí vem aquele velho clichê, que, embora mantendo toda a chatice e mesmice dos clichês, não deixa de ser verdadeiro: “a dor é inevitável, o sofrimento é opcional”.
Muitas coisas ruins acontecerão conosco no decorrer de nossas vidas e vão doer no nosso coração. Encontraremos pessoas que nos abandonarão quando acreditarmos cegamente que elas nunca o farão, não passaremos naquele concurso público tão sonhado, perderemos a vaga de emprego para alguém com capacidade inferior à nossa, porque nem sempre a vida é justa, nos apaixonaremos por alguém que não sente o mesmo por nós, perderemos a fé e a esperança quando algo nos machucar, nos decepcionaremos com algumas das pessoas que mais amamos, seremos traídos, injustiçados algumas vezes, sentiremos o peso da incerteza e a dor da desilusão em algum momento de nossas vidas e, com toda a certeza que a experiência traz, posso dizer que serão dores que parecerão insuportáveis no começo, mas que sua continuidade ou fim dependerão única e simplesmente da nossa maneira de lidar com elas.
O grande problema é que o ser humano tem o hábito de achar que existe uma fórmula mágica, que cura todos os males em questão de segundos.
A dieta que te fará perder 20 quilos em uma semana sem deixar de comer doces e sem fazer exercícios. O príncipe encantado que surgirá na porta de sua casa declarando todo o seu amor quando você tiver acabado de sofrer a maior decepção amorosa de sua vida. O livro de auto-ajuda que fará seu pensamento mudar da noite para o dia, magicamente. O amor verdadeiro, que curará o amor fracassado. A saudade que passará em um segundo. A ausência da pessoa amada que não vai doer...
Muitas vezes, somos incapazes de compreender que a dor algumas vezes vai nos atingir e seremos obrigados a senti-la e que o processo de cura não é instantâneo, em algumas situações leva tempo para acontecer e exige um esforço muito grande de nós, esforço este que muitas vezes não queremos fazer, e acabamos colocando a culpa nos outros ou nas situações por continuarmos com o coração partido.
Não existe fórmula mágica para cessar a dor. O que existe é o velho inimigo tempo, que, quando deixamos que ele aja da maneira correta, acaba se tornando nosso maior aliado, e a força interior para lutar contra o mal que te acomete e a fé em dias melhores. Até as coisas mais difíceis são necessárias em nossas vidas, pois são elas que nos fazem repensar nosso modo de ser e agir e, com isso, nos fazem crescer, nos ensinam lições valiosas.
E, muitas vezes, o nada de hoje pode ser o tudo de amanhã...

0 comentários: