Objetivo

terça-feira, 27 de abril de 2010

Como controlar a Compulsão Alimentar

Retirado do site Magra Emergente, da dedicadíssima Tiane Brites, que emageceu aproximadamente 60 quilos depois de uma gastroplastia, e continua magra e gata até hoje!

Todo mundo sabe que perder ou manter peso é uma das tarefas mais difíceis de se conseguir na vida. É preciso muita boa vontade e lutar todo dia, ou melhor, toda hora, contra um dos mais temidos sete pecados capitais: a gula – o 5º pecado. Tem gente que tira de letra os demais pecados – soberba, avareza, luxúria, inveja, ira e preguiça – mas quando o assunto é fechar a boca e comer somente o necessário a situação não é tão simples.
Se comer é necessário à sobrevivência humana muitos se perguntam como, então, saber que passou dos limites? É muito simples. Se depois de comer, você se sente mal e a barriga fica pesada, pode ter certeza, você está se excedendo. Então é hora de procurar um médico ou nutricionista para orientá-lo quanto ao total de calorias diárias necessárias para você. A partir daí é hora de controlar sua gula. Neste momento, vale tudo, para controlar o desejo de mastigar. A seguir, dez dicas para você domar os seus desejos gastronômicos:

Passo a passo para acabar com a gula:

1. Tá com fome? Bebe água.
Nessas horas, a água ajuda a despistar a vontade de comer. O cérebro entende também que a falta de hidratação é fome e, aí, um pouco de água pode ajudar a desaparecer a fome. Com o estômago cheio de água, nos sentimos saciados e com isso, a vontade de comer some. Se você é como eu, que não gosta muito de água, experimente aromatizá-la, colocando hortelã ou alecrim na água até o dia seguinte e tomar. Depois, você pode coar e beber. É muito refrescante!

2. Legumes sim!
O legumes não precisam ser ingeridos apenas nas refeições principais. Você pode usá-los nos seus lanches, durante o dia. Existem mini-cenouras, tomate-cereja e outros, que você pode levar para seu trabalho sem ocupar muito espaço na bolsa. Uma cenoura média tem 25 calorias e um pepino apenas 8 calorias. ABUSE!

3. Não passe vontade de nada e nem fique muito tempo sem comer
Deu vontade de comer algo especial e um pouquinho mais calórico? Coma. Mas se exagerar, compense no dia seguinte. Nunca fique muito tempo sem comer. Fazendo isso, a queda de açúcar no sangue ajudará na compulsão por comida.

4. Sinta o sabor da comida
Aprenda a comer com todos os sentidos. Sinta o gosto, o aroma, a textura. Aprecie a comida. Primeiro agrade aos olhos e depois, ao estômago. Estimulando seus sentidos, você passa a valorizar mais o alimento e a sua refeição fica mais prazeirosa. Evite a TV, computador e outras distrações enquanto se alimenta. O risco de perder o foco é muito maior.

5. Engane a fome com frutas secas
Leva na bolsa, um pequeno potinho com algumas frutas secas. Elas ajudam e muito a despistar a fome. Mas atenção, elas são calóricas, não abuse!

6. Doce, doce, doce!
Depois do almoço, sempre surge uma vontade de comer um doce, não é? Faça o seguinte: Bata no liquidificador um iogurte desnatado com duas ameixas sem caroço ou então, um iogurte com um suco em pó diet.

7. Tome chá
Se sentir fome entre as refeições, tome chá de camomila ou melissa. Eles acalmam o organismo.

8. Dê preferência a alimentos integrais
Às vezes, a barrinha de cereal enjoa, não é? Opte então para os biscoitos integrais, pois eles demoram mais para serem digeridos pelo estômago e te dá um tempo maior de saciedade.

9. Distraia a cabeça
Desvie o seu foco das refeições. Vá a academia, ligue pra sua melhor amiga, leia uma revista, entre no MagraEmergente.com (risos). A vontade de comer vai passar sem que você ataque aquele pacote de biscoito de chocolate recheado que está na cozinha.

10. Respire
Controle a resiração, pois ela também ajuda a diminuir a sensação de fome. Respire fundo três vez, repita se necessário. Procure esvaziar sua mente, entre na melodia da música, sinta seu corpo e relaxe. Isto ajuda e muito. Experimente.

2 comentários:

Renatta Batista disse...

Post maravilhoso...
Amei...
Dica muito boa
Bjss

Camila Santiago disse...

oi flor tem selinho .... pega la... bjoks