Objetivo

domingo, 11 de julho de 2010

Cuide bem do seu amor

Dia desses, descendo a rua de casa em direção ao ponto de ônibus, para ir trabalhar, um gato preto e branco atravessou meu caminho.
Eram, mais ou menos, 6h35min., eu estava com muita pressa, pois já saíra de casa atrasada e não queria chegar fora do horário ao trabalho, pois isso está se tornando uma rotina em minha vida.
O gato passou bem na frente dos meus sapatos, e ali ficou. Eu, sem esperar aquela atitude dele, já que gatos são extremamente ariscos e pouco chegados a brincadeiras com estranhos, quase pisei nele.
Com muita sorte, houve tempo para o desvio. Continuei meu caminho, mas o gato não se deu por vencido: lá se foi ele de novo para a frente dos meus sapatos!
E a situação não tinha jeito: eu desviava do gato, ele se recompunha e logo vinha para a frente dos meus sapatos novamente.
Logo percebi que ele queria chamar a atenção, estava todo faceiro e queria carinhos e brincadeiras, pois deitava de barriga para cima ou se enroscava nas minhas pernas.
Achei o gato muito gracioso e a situação muito curiosa, pois do que conheço da índole dos gatos, eles são muito desconfiados e pouquíssimos apegados a pessoas, principalmente se essas não forem de seu convívio. Por que ele veio até mim com aquelas intenções se nem me conhece, se eu sequer havia notado sua presença até ele se jogar na minha frente?
Tentei explicar ao bichano que não estava para brincadeiras, que precisava trabalhar e, inclusive, já estava até atrasada, mas ele, em sua posição de animal irracional, simplesmente não entendeu e continuou insistindo por minha atenção.
Ao chegar em um determinado ponto da rua, o gato notou que não estávamos mais a sós: um homem ia descendo a rua que daria de encontro ao local em que estávamos. Ao ver o homem, o gato recuou. Desviei dele pela última vez e ele ficou lá sentado próximo ao meio fio, me vendo descer a rua.
Estava apressada, mas ainda olhei para trás umas três vezes, vendo o olhar triste do gatinho a me fitar e arrependida por não ter parado nem por 30 segundos para fazer-lhe o afago que ele tanto queria,
Era só um gato desconhecido querendo um carinho, mas ele me fez refletir profundamente a respeito do comportamento diário das pessoas. A maioria de nós está sempre correndo, mal tem tempo para fazer uma refeição decente. É o trabalho, a faculdade, os compromissos sociais, o leva e traz de filhos para cima e para baixo para as mil atividades que os incentivamos a fazer, por acreditarmos que será bom para o seu desenvolvimento, é a casa para limpar, a roupa para lavar e passar e, já no fim de um exausto dia, o jornal que não se pode perder para manter-se sempre atualizado e a novela, que é o único lazer que se tem para relaxar um pouco e esquecer por um instante a correria insana do nosso dia a dia.
E assim como o gato preto e branco, as pessoas que amamos se postam diante do nosso caminho, impedindo a nossa passagem. Estressados com o ritmo frenético de nossas próprias vidas e sem deixar de correr, nos irritamos com essas pessoas, pois achamos que seu único objetivo é nos atrapalhar.
Com um olhar apressado e julgador, nem nos damos conta de que tudo o que elas querem é um minuto de nossa atenção, é um beijo de bom dia, uma pergunta sobre como está sua vida, ouvir um "eu te amo" baixinho e carinhoso ou simplesmente um abraço silencioso e quente.
Simplesmente desviamos delas, exatamente como eu fiz com o gato, explicando a nossa imensa falta de tempo para atendê-las e a nossa pressa que nunca acaba. Assim como o gato, elas não compreendem, mas não porque sejam irracionais, mas porque precisam muito daquele momento conosco, nos julgam importantes para sua felicidade.
Até que um dia, assim como o gato, ao nos verem envolvidos com outras pessoas, recuamos, acreditando que nao são mais importantes para nós e ficam ali parados nos vendo partir...
É neste momento que começam a acontecer as separações, cada vez mais comuns no mundo de hoje, onde todas as pessoas estão sempre ocupadas demais, os desentendimentos entre pais e filhos, o aumento da violência, pois quem não teve amor não sabe dar amor, apenas disseminaa destruição, e o mundo se transforma nesse caos louco em que vivemos.
Trabalhamos demais para ganhar um monte de dinheiro que sequer teremos onde gastar, porque não temos tempo, enquanto nossos filhos nos esperam em casa, vestindo roupas de marca e com um videogame de última geração, mas ansiosos por um beijo nosso e brincadeiras juntos.
Por medo de nos machucarmos, buscamos em noitadas e baladas pessoas que satisfaçam nossos instintos, sem envolver-se com elas. O resultado disso é que voltamos para casa com mil histórias de aventuras para contar aos amigos e nos vangloriar, mas sem ninguém para dormir abraçadinho e dividir as experiências da vida. Somos experts em jogos de sedução, mas não sabemos sequer falar de amor, quanto mais senti-lo.
Pessoas tornam-se objetos nas mãos de outras pessoas que deveriam amá-las e serem amadas por elas, e esse princípio tem sido disseminado mundo afora.
A maioria dos jovens de hoje já não mais acredita em amor, e os poucos que aceditam acabam sendo vítimas dos que não acreditam e desistem deste sentimento tão bom e acolhedor. E a questão principal é que não existem vilões e mocinhos nesta história: o mundo está realmente carente de amor. Aqueles que não crêem nele, é porque jamaiso tiveram ou sentiram verdadeiramente. Aqueles que deixam de crer é porque já tiveram e sentiram, mas foram feridos a ponto de convencer-se de que o amor não vale a pena.
Ensinemos amor às pessoas que amamos, dediquemos tempo de nossas vidas para elas, declaremos sempre nosso amor incondicional por elas para que caminhem ao nosso lado e não à nossa frente, como o gato que me queria chamar a atenção. Dessa forma, é possível evitar que a distância entre nós e aqueles que amamos torne-se tão grande a ponto de separar-nos para sempre.
O amor pode machucar de vez em quando, mas continua valendo a pena amar, porque este é o único caminho para a felicidade que conheço.
*****
Meus amores, viajarei amanhã e só volto na semana que vem. Não desisti do desafio, não, já avisei as meninas e mandarei meu peso assim que tiver acesso à net.
Beijo grande a todas e fiquem bem. Morrerei de saudades daqui. Volto logo!

4 comentários:

Rô Barbieri disse...

Oi querida
Um lindo dia para vc!
Beijosss

Anônimo disse...

Amiga passando para te desejar uma ótima semana!
BjO

Camila Santiago disse...

boa viagem ... to sentindo sua falta.

kryka disse...

Seja quem for....
Isso mesmo,devemos cuidar do nosso amor....Otimas ferias.